Sobre o SPO

Serviço de Psicologia e Orientação

O Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) é considerado uma unidade especializada de apoio educativo, integrada na rede escolar, que atua em estreita  articulação com a comunidade educativa, de modo a promover condições que contribuam para a igualdade de oportunidades de acesso e sucesso escolar e para a melhoria da qualidade da educação.


Este serviço atua nos domínios do apoio psicológico e psicopedagógico a alunos e professores, apoio ao desenvolvimento de sistemas de relações da comunidade educativa e da orientação de carreira.

Os profissionais que integram este serviço definem a sua dinâmica de acordo com um plano de ação/missão técnica enquadrada nos referenciais legais e técnico-científicos dos psicólogos escolares, nos documentos orientadores do agrupamento, mas também acompanhando as características do contexto, e que se traduz num plano anual de atividades próprio.

Este SPO, desenvolve algumas atividades em parceria com o Programa DICAS (Diversidade Inclusão, Complexidade, Autonomia e Solidariedade) do Município de Lousada.